1 – Localização e o que você vai encontrar

A primeira unidade do McDonald’s do mundo fica em San Bernardino, Califórnia. Hoje em dia é um museu pequeno muito legal pra se visitar, não funciona como restaurante. O primeiro McDonald’s em funcionamento fica na cidade de Downey, ainda na Califórnia. Pra mim e pra todos deveria ser parada obrigatória nos primeiros 50 minutos de trajeto entre Los Angeles à Las Vegas, até porque é caminho e grande parte dos turistas que fazem essa rota, não deixam passar batido.

Lá você encontra relíquias que fazem parte dessa rede fast-food tão amada e famosa no mundo, presente em mais de 119 países e territórios. Foi nesse lugar onde tudo começou mesmo, mas calma que já vou explicar. Lá dentro você encontra vitrines com diversas embalagens de antigamente, diversos brinquedos e personagens que hoje em dia não existem mais, mas é super nostálgico ver.

Quem aí se lembra desses mascotes?

Reparem nas embalagens

Até esculturas você encontra, imagens, tudo que marcou a infância de muitos e a história do McDonald’s. Ao entrar em San Bernardino (que não é uma cidade tão bonita nem segura), todos devem pensar que só americano vai, mas não, muitos brasileiros passam por lá sim, inclusive um atendente super educado falou português com a gente. A entrada era gratuita, mas agora cobram 5 dólares por pessoa. Sempre leve dinheiro em espécie ou moedas quando for pegar a rota 66.  Lá dentro tem banheiro também

 

Hamburglar 

A árvore e Grimace, faziam parte das campanhas publicitárias da marca entre as décadas de 70 e 90 

Pernalonga e cavalo estilizado, uns dos brinquedos de antigamente

 

2 – História

Watch: On May 15, 1940, the first McDonald’s restaurant opened in San  Bernardino, California

Se vocês não assistiram o filme “Fome de Poder”, assistam porque é bom demais. Conta toda a história do McDonald’s e que vou explicar aqui agora resumidamente.

- Os irmãos Richard (Dik) e Maurice (Mac) McDonald começaram com o negócio abrindo no mesmo local o McDonald’s Bar-B-Q em San Bernardino no ano de 1940.

- O restaurante começou como conceito fast-food, servindo hambúrgueres, batatas fritas e milk-shakes com foco na rapidez e preço acessível.

- Os irmãos reformularam o restaurante e introduziram o “Speedee Service System”, um modelo de produção que permitia servir rapidamente os alimentos. O espaço era uma cozinha onde as pessoas pediam do lado de fora, pegavam o pedido e comiam aonde quiser (banco, carro..). O cardápio foi simplicado com foco em hambúrgueres baratos e rápidos.

- Um cara chamado Ray Krok visitou e se encantou com a rapidez e modelo de vendas e fez parceria com os irmãos McDonald para expandir a franquia e os ofereceu um contrato para expansão. Eles concordaram e foi aberto o 1° restaurante do McDonald’s em Des Plaines, Illinois (esse fechou, por isso o primeiro em funcionamento fica em Downey). Krok fundou o McDonald’s Corporation e começou a abrir outras unidades em outras cidades.

176 Mcdonalds Museum Stock Photos, High-Res Pictures, and Images - Getty  Images

- Com o sucesso crescente da franquia, Krok começou à ter diferentes visões dos irmãos McDonald sobre como expandir o negócio. Eles queriam manter a controle da empresa, preocupados na qualidade e simplicidade, não expansão agressiva. Por outro lado, Krok tinha uma visão ambiciosa e deseja expandir de maneira muito mais agressiva, para vários países.

- Em 1961 quando a rede cresceu e se expandiu demais, Krok sentiu que precisava ter o controle total da empresa para continuar a expandir da forma como ele queria, assim comprou os direitos dos irmãos McDonald por 2,7 milhões de dólares. A venda deu à ele controle completo da marca, enquanto os irmãos se retiraram do negócio.

 

Assim, Richard e Maurice McDonald perderam direito de usarem o nome McDonald’s, por isso abriram uma nova unidade em  San Bernardino chamada “The Big M”, mas não demorou muito para Ray Krok processar os irmãos, alegando que o nome era uma tentativa de copiar a marca McDonald’s pelo conceito fast-food. Ele foi agressivo na proteção de sua marca, e logo os irmãos se viram em dificuldades legais e financeiras devido ao uso desse nome.

Com o tempo, a unidade The Big M em San Bernardino foi fechada devido à falta de popularidade e por conta da rede não conseguir replicar o sucesso que o McDonald’s alcançou no comando de Krok.

Mas aquela unidade, onde os irmãos começaram o negócio deles, ainda está lá, não como restaurante nem fast-food, e sim como museu.

 

3 – Considerações

Eu recomendo demais vocês conhecerem principalmente se estiveram indo de Los Angeles à Las Vegas ou vice-versa. O local é nostálgico, é muito legal entendermos a história do fast-food mais querido do mundo. Assistem o filme “Fome de Poder”.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!